terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Só por hoje (texto do Papa João XXIII)

Hoje minha esposa me mandou por e-mail o texto que vai a seguir. Ele foi atribuido ao Papa João XXIII. Achei-o muito bom e ele traz não só uma mensagem de recuperação, mas do viver em qualidade e harmonia para todas as pessoas. Resolvi compartilhá-lo com todos. Boa reflexão.
     "Só por HOJE tratarei de viver este meu dia, sem querer resolver o problema da minha vida, todo de uma vez.
     Só por HOJE terei o máximo de cuidado com o meu modo de tratar os outros: delicado nas minhas maneiras; não criticarei ninguém, não pretenderei melhor ou disciplinar ninguém senão a mim.
     Só por HOJE me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz não só no outro mundo, mas também neste.
     Só por HOJE me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que a circunstâncias e adaptem todas aos meus desejos.
     Só por HOJE dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me de que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da
minha alma.
     Só por HOJE praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém.
     Só por HOJE farei uma coisa de que não gosto e, se for ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.
     Só por HOJE farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo caso, vou fazê-lo. E me guardarei bem de duas calamidades: a pressa e a indecisão.
     Só por HOJE ficarei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim. Como se existisse somente eu no mundo ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.
     Só por HOJE não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de
gozar do que é belo e não terei medo de crer na bondade.
     Durante doze horas de uma dia, posso fazer o bem, o que me desanimaria se pensasse que teria que fazê-lo durante toda a minha vida."

 (PAPA JOÃO XXIII)

Um comentário: