terça-feira, 5 de julho de 2011

Não faço mais que a minha obrigação

     Algumas pessoas, ao saberem sobre minha adicção e tratamento, têm me cumprimentado pelo fato de "estar limpo". Quero colocar aqui algo que, por mais que pareça grosseiro, não  o é: não faço mais que a minha obrigação em estar limpo. Digo isto por uma questão bem simples: não era meu dever entrar nas drogas, me afundar no sofrimento, me destruir e acabar com tudo e todos ao meu redor. Fiz a coisa errada e agora, ao fazer o movimento contrário, estou apenas voltando para o curso natural das coisas.
     Não sou herói ou vilão. Sou uma pessoa comum, com problemas, defeitos, virtudes, qualidades e limitações. Não sou tolo em afirmar que o fato de ter passado por um tratamento e conhecido a programação dos 12 Passos de N.A. fez com que eu tivesse removido de mim meus defeitos de caráter. A diferença é que hoje tenho maior conhecimento deles e sei a dimensão do que eles podem provocar em minha vida se me deixar arrastar por eles.
     Portanto, não fiz este blog para me mostrar um vencedor ou algo parecido, mas especialmente para trazer uma mensagem, uma mensagem de esperança: HÁ VIDA APÓS AS DROGAS. É possível ter uma vida limpa e digna sim. Por isto, tenho compartilhado minhas experiências, tanto de meu período de adicção como de recuperação, mostrando minhas expectativas, anseios, decpeções e, principalmente, que a vida continua em meio a tudo isto e que não posso hoje usar nada destes fatores como justificativa para um uso de droga. Se eu usar, é porque quero, não porque aconteceu isto ou aquilo; no entanto, "só por hoje", não quero usar, mas ter meu dia e, ao final dele, não ter feito nada que envergonhe Deus, a mim e aos meus familiares.

2 comentários:

  1. Legal ler este Post, Jorge Alberto. Já participei de muitas reuniões abertas do N.A., e tinha muitos amigos de lá, e posso te afirmar que o orgulho é o princípio da queda. Siga com sua humildade e consciência, que o só por hoje será para sempre!
    Abraços pra toda família!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post Jorge, hoje você é consciente de que se usar será porque quis e isso te ajuda a se manter no caminho certo. Hoje, você não precisa de muletas, de desculpas, hoje você sabe lidar com você.
    Quanto a ser herói, concordo com você, porém, para mim, que esteve do outro lado, acompanhando um dependente e não sendo um, eu acho que ficar limpo é um ato heróico, não para com os outros, mas, consigo mesmo, um ato de amor próprio, uma vez que a dependência é uma doença e requer muita força de vontade para se recuperar dela.
    Eu jamais vou me esquecer da sua frase em um post que diz com outras palavras que você se recuperou por você, não por seus filhos, família e etc e sim por você.
    Eu acho maravilhosa a forma como você nos conta a sua jornada, acho que blogues como o seu, o da Poly e tantos outros, ajudam pessoas que nem sabemos!!!
    Parabéns pela sua visão, e mesmo fazendo mais que a sua obrigação em estar limpo, você está ajudando muita gente.
    Abraços, muita luz em seu caminho!

    ResponderExcluir