quarta-feira, 22 de junho de 2011

II Semana de Prevenção às Drogas leva programação a diferentes zonas de Teresina

     A questão das drogas é algo que nfelizmente está disseminada em todos os setores sociais. Não seleciona rico ou pobre, analfabeto ou letrado, ou qualquer outra distinção. Estamos vivendo um dos momentos mais críticos a este respeito, pois na maior parte dos casos, ela vem associada à marginalização e violência.
     Ninguém hoje se sente mais seguro ao transitar pelas ruas. O medo está imperando. É preciso que ponhamos um basta. As coisas infelizmente só chegaram a este ponto porque permitimos. A cultura do "não é comigo", isto é, da indiferença e do descaso, contribuiu de forma significativa para que as drogas tomassem conta de nossa sociedade. Somos reféns de nosso medo. Isto não pode continuar.
     Precisamos caminharmos juntos não apenas dia 26 agora, mas todos os dias do ano. Temos que vencer o medo e a vergonha. Nossa reinvindicação é justa, é pela vida. saiamos de nossas casas, de nossos casulos de medo e vergonha para dizermos que não aceitamos mais as drogas em nossas vidas, que não mais queremos ser escravos do medo. Um não à droga é um sim pela vida.

Leia abaixo a matéria sobre a Semana de Prevenção às Drogas em  Teresina


Aberta no ultimo dia 20, a programação da II Semana de Prevenção às Drogas já se estende por todas as zonas de Teresina, como aconteceu nesta terça-feira (21), aonde ocorreram atividades nas Zonas Sul, Sudeste, Leste e Norte de Teresina.

Pela manhã, ocorreu um bate papo super animado na Vila Irmã Irmã Dulce, zona sul da capital. O evento aconteceu no de Centro de Juventude Santa Cabrini, e reuniu centenas de jovens e crianças na discussão sobre drogas, através do Projeto Língua Solta.

Idealizado e coordenado pela jornalista Maia Veloso, o bate-papo é pautado na conversação entre mediadores e juventude, alertando para os riscos e conseqüências que as drogas trazem. Na oportunidade, a discussão teve como foco a vida de pessoas que passaram por uma vida de vícios.

Paralela a atividade da Vila Irmã Dulce, durante todo o dia, foi montado um estande na Paróquia da Vila Operária, aonde a equipe da SEMJUV através de um painel ilustrativo, deu mais informações sobre drogas e suas conseqüência. Numa parceria com a Fazenda da Paz, foram dados depoimentos por dependentes químicos em tratamento durante as homilias das novenas realizadas pela paróquia. A iniciativa comoveu as centenas de católicos presentes, sensibilizando-os para a causa. "O que mais nos chamou a atenção foi a quantidade de pessoas que nos procuravam, nos intervalos da novena, para buscar ajuda e informações, a grande maioria, por envolvimento de parentes e amigos com o crack", ressaltou a secretária municipal da juventude, Erinalda Feitosa.

Já no turno da tarde, foi a vez da Zona Sudeste e Zona Leste participarem das atividades. Para isso, a Fazenda da Paz, em parceria com a SEMJUV, apresentou uma peça no CRAS IV, da Usina Santana. A encenação foi feita por cerca de dez dependentes químicos em tratamento, e contou a história de uma família em conflito e de um jovem a mercê das más influencias de amigos traficantes. Logo após a peça, foi realizado um bate-papo com os jovens da Fazenda da Paz, instigando a dezenas de perguntas pelos jovens presentes.

Bianca Barbosa, 15 anos, participou da atividade e comentou: "Poder ver o que eles já passaram, nos faz entender como a droga age na vida de uma pessoa. Qualquer jovem inteligente, ainda mais assistindo a esses depoimentos, passaria longe das drogas".

A programação na Zona Leste aconteceu na Universidade Federal do Piauí, no Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL, e mais uma vez, o Projeto Língua Solta deu a sua colaboração. Através dos mediadores Waldilio Siso e Marcondes Brito, os universitários presentes puderam aprender um pouco mais sobre drogas e jovens em situação de tráfico em Teresina.

As atividades da Semana de Prevenção segue até domingo (26), encerrando com caminhada "Um minuto pela Vida", na Avenida Frei Serafim, uma parceira com a Fazenda da Paz.

A II Semana de Prevenção às Drogas é uma realização da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal da Juventude - SEMJUV, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC, Superintendência Municipal de Transporte e Transito de Teresina - STRANS, Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social - SEMTCAS, HEMOPI, Projeto Canguru, FACIME, Conselho Municipal de Juventude - COMJUV, SETUT, DCE - UFPI, Fazenda da Paz, Polícia Rodoviária Federal, Paróquia São José Operário, Oficina da Vida, Fazenda da Paz e Centro de Juventude Santa Cabrini.

LINK DESTA MATÉRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário