terça-feira, 14 de junho de 2011

Um artigo e um abraço


     Inicialmente quero pedir desculpas por demorar tanto a postar no blog. Há tanto para escrever e o tempo está meio curto por conta do meu trabalho.

     Domingo agora, 12/06/2011, saiu uma matéria em um jornal sobre dependência química e este blog (Tem o link da matéria no final do post). Fiquei muito feliz com isto. Desde quando resolvi fazer este blog, decidi me expor e não ter medo de uma possível recriminação e/ou preconceito por conta de minha dependência química. Isto fez que também expusese meu rosto em uma campanha televisiva acerca do dia mundial de combate às drogas, próximo dia 26, que, aqui em Teresina, há uma grande caminhada nesta ocasião.

     Quando terminei minha aula hoje em uma turma de 3º ano, um casal ficou na sala e ela me perguntou emocionada se poderia me dar um abraço. Sem entender o motivo, disse que sim. Após o abraço, ela me falou que tinha visto a matéria e ficou admirada, pois não imaginava que eu tinha passado por este problema. Disse a eles que passei por momentos muito ruins, que tinha feito meu tratamento e que havia retomado minha vida. Ela me falou de sua emoção e comentou que meu exemplo mostrava que havia a possibilidade de recuperação após as drogas. Fiquei bastante sensibilizado com estas e outras palavras que eles me disseram. Saí da sala com uma alegria simples e bela, que é impossível ser descrita ou mensurada aqui neste post.

     "A verdade liberta."  Esta frase tem sido repetida na minha vida inúmeras vezes e quem me chamou a atenção dela após eu sair de tratamento foi minha esposa, a quem devo muito pelo apoio que me tem dado. A conversa que tive hoje com estes alunos não foi apenas a comprovação desta máxima, mas me confirmou que a melhor forma que eu tenho em ajudar os outros não está apenas nas palavras, mas essencialmente no exemplo.

Link da matéria: Jornal Meio Norte, Caderno Teresina, pág. B|8 / 12/06/2011

6 comentários:

  1. Que coisa linda, Jorge Alberto!
    Que Deus continue te dando força, só por hoje. E que ele continue derramando bênçãos sem medida sobre sua vida e da sua família.
    Parabéns pela matéria, e principalmente por sua vitória diária!
    Grande abraço!
    Polyanna

    ResponderExcluir
  2. Sabe, acredito que exista dois meios de falar sobre drogas: Falando sobre seus efeitos, usando termos técnicos e médicos ou tocando o coração das pessoas através do exemplo de quem lá esteve e de lá saiu, sinceramente, acredito que a segunda opção tem mais reultado, e é o que você tem feito.
    Parabéns!
    Muita Luz no seu caminho, SPH! (Sempre)

    ResponderExcluir
  3. Polyanna e Giulliana,
    Muito obrigado pelas palavras de vocês.
    Gestos pequenos como esse abraço que recebi hoje me fortalecem muito. São tais gestos, assim como os comentários que são feitos neste blog, de grande expressividade e que me fortalecem para prosseguir.
    Só por hoje quero estar bem.
    Que Deus fortaleça a todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Querido Jorge Alberto,
    Intuitivamente eu sabia do que estava vivendo. Não queria constrangê-lo, mas os sinais eram evidentes....sofria por você. Sou mãe, sei bem o que é isto! Graças a Deus, a sua vida mudou e está lúcido de si mesmo, pronto para enfrentar os seus limites sem revoltas. Sempre o admirei como profissional e como pessoa. Sentia uma enorme vontade de ajudá-lo em meu íntimo. Lembra que lhe oferecia johrei? Que bom que conseguiu!Outra coisa que tenho de lhe falar e nunca o fiz verbalmente: sinto um afeto especial por você, sabe...amor fraternal, filial, maternal...HUMANO! Beijos em seu coração muitas felicidades.
    Marta Magalhães

    ResponderExcluir
  5. Marta,

    Fiquei muito emocionado com tuas palavras. Foram tempos difíceis e você, na ocasião, foi além da condição de minha coordenadora, foi uma grande amiga e muito me ajudou.
    Lembro-me daquela manhã na escola que você fez um relaxamento em mim e fui inundado por uma onda de felicidade imensurável e visualizei um menino de amarelo e que você me falou que era um anúncio de felicidade. Você se recorda?
    Naquela época estava sendo dilacerado por dentro. Meu emocional era instável o tempo todo: alegrias imensas alternavam-se com depressões profundas e desejos suicidas. E, em meio a este caos, pude absorver de você palavras de fé e um sentimento de serenidade que muito me ajudaram.
    Em vários momentos, pude conversar com você. Tinha vontade de falar o que estava acontecendo, mas não sabia como, pois tinha grande vergonha do que estava fazendo e do que estava me tornando na época.
    Aproveito a ocasião para agradecer-lhe por tudo o que você fez por mim. Creia, foram ajudas como estas, ao longo do período que antecedeu minha internação e durante toda ela que me fortaleceram e contribuiram para que eu estivesse hoje aqui.

    ResponderExcluir
  6. Cara que blog mais genial meu nobre amigo só percebo diante de seus depoimentos é que a felicidade está bem pertinho da gente nas coisas mais simples e procuramos ela em vários lugares e não a encontramos não por ela não estar conosco ela esta nós não a vemos pois nos falta um visão divina das coisas em nós mesmos não só para os dependentes mais para todos os seres humanos que não enxergam o que está do nosso lado sempre esteve e sempre vai estar.Fiquei muito feliz de ler seu blog e agora vou ler todas as semanas na expectativa de mais maravilhosas palavras que não são suas mais de um ser perfeito e divino nosso pai eterno.Obrigado meu DEUS.Aba pai!!!!

    ResponderExcluir